Restauração dentáriaEm Caxias do Sul
Sorrir com confiança é sinônimo de autoestima e saúde, dois pilares essenciais para manter a qualidade de vida. Porém, alguns problemas podem comprometer o sorriso, prejudicando as funções bucais como a dicção e a mastigação e, também, prejudicando toda a saúde do organismo.
Ao longo da vida os dentes estão suscetíveis a sofrer alguns danos irreversíveis para a sua estrutura, como é o caso de cáries ou traumas, como a quebra do dente. Para recuperá-lo os dentistas utilizam diversas técnicas de restauração, evitando a perda total do dente.
A restauração é uma forma de fazer com que o dente afetado por cárie ou trauma volte à sua forma e função normal.
Quais os tipos de restauração dentária?
Há dois tipos de restaurações: as diretas e indiretas. As diretas são realizadas quando é possível adicionar os materiais diretamente no dente. Normalmente são casos mais simples. As indiretas são utilizadas se há um desgaste maior. Nesse caso é necessário moldar o dente e encaminhar para o laboratório, o qual confeccionará a parte perdida que deverá ser posteriormente cimentada.
Como é feita a restauração?
Antes de tudo, o dentista fará a remoção da parte do dente afetada. Logo após, realizará a limpeza da área e preencherá a cavidade do dente.
Após a realização desse procedimento, o formato do dente é recuperado e ele continua exercendo normalmente suas funções, como a mastigação. Realizar a recuperação dentária assim que o dente for danificado é a melhor forma de evitar sua perda, já que com o tempo, o dano tende a piorar e comprometer toda sua estrutura, alcançando a raiz. Um processo infeccioso pode também chegar à base óssea e atingir outros tecidos bucais, aumentando o prejuízo para a saúde bucal e tornando ainda mais complicado um processo de revitalização da arcada dentária.
Quais os sintomas do dente com cáries?
Geralmente o dente com cárie fica sensível a temperaturas extremas, como alimentos quentes ou gelados. Pode ocorrer sangramento na hora da escovação e nos casos onde a cárie atinge a polpa ou o nervo pode haver dor intensa no local afetado, sendo indicado o tratamento de canal.
Como saber se preciso de uma restauração?
É necessário uma avaliação do dentista para verificar a incidência de cáries.