O implante dentário é um pino de titânio semelhante a um parafuso, fixado no osso. O implante ficará no lugar da raiz do dente que foi extraído e em cima dele será instalado o dente artificial. Alguns casos são mais simples, já outros é necessário aumentar o osso para dar mais suporte ao implante. Este processo é conhecido como enxerto ósseo, onde normalmente o osso utilizado no procedimento é do próprio paciente, mas pode ser utilizado um osso artificial.
Mas afinal, por que fazer implante dentário?
Existe muitos benefícios para o paciente que opta em inserir um implante dentário. Os benefícios são:
- Qualidade na mastigação;
- Durabilidade;
- Preservação da estrutura óssea;
- Conserva os dentes naturais;
- Elimina aftas e lesões provocadas por dentaduras ou próteses convencionais;
- Estética;
- Maior confiança ao falar ou comer, pois tem a certeza que o dente está fixo.
O implante dentário é indicado para mim?
O implante dentário pode trazer diversos benefícios e atender pessoas que:
- Nasceu com ausência de um ou alguns dentes;
- Possui dificuldade em usar dentadura ou prótese dentária convencional;
- Tem dificuldade em mastigar alguns tipos de alimentos;
- Perdeu algum dente por acidente, trauma, cárie ou doença de gengiva;
- Não está satisfeito com a aparência do seu sorriso;
- Possui falta de confiança ao falar ou sorrir.
Quem pode fazer?
O paciente deverá estar de acordo com alguns requisitos:
- O osso permitir inserir o implante dentário;
- Ter boa saúde em geral;
- Ter boa saúde bucal;
- Não ter nenhuma doença ou pré condição que afete a recuperação do osso;
Inserir implante dentário dói?
A dor do procedimento que irá inserir um implante dentário é mínima. Normalmente, será utilizada apenas uma anestesia local para colocar o implante dentário. Como o procedimento manipula o tecido ósseo, que não é enervado, o procedimento é considerado muito tranquilo até mesmo para os pacientes mais sensíveis à dor. O que pode ocorrer é um pouco de inchaço nos primeiros dias de pós-operatório do implante dentário, mas caso seja necessário, o cirurgião-dentista poderá prescrever alguns medicamentos.
Qual é o tempo de tratamento?
O tempo dependerá da cicatrização do paciente e do tipo de implante dentário a ser utilizado. Em média um tratamento pode durar de 3 a 6 meses, mas dependendo do caso pode levar mais tempo. Este período é para que se tenha uma cicatrização antes de colocar a prótese definitiva no implante, o qual chamamos osseointegração. No período da cicatrização, o paciente utilizará uma prótese provisória e após a cicatrização será inserida a prótese definitiva.
Como é a pós cirurgia?
Geralmente entre 7 a 10 dias após a cirurgia o paciente retorna ao consultório do cirurgião-dentista para fazer um controle pós-operatório. Os pontos serão retirados e o cirurgião-dentista avaliará o tempo necessário para a cicatrização do implante dentário inserido.
Quais são os cuidados após o tratamento?
O paciente deve seguir todas as instruções do seu cirurgião-dentista de higiene bucal necessária para o implante dentário, bem como ir em todas as visitas de controle.
Quanto tempo dura um implante dentário?
O tempo de duração de um implante dentário depende de vários fatores, como o paciente ter uma boa higienização bucal; não fumar; controlar o diabetes; e não exagerar no consumo de álcool. O implante dentário costuma ter uma alta durabilidade, tendo em vista que é feito de titânio, seu tempo de duração é de cerca de 15 anos e em alguns casos pode ultrapassar os 20 anos.
Quais são as consequências da perda de um dente?
A perda de um dente pode afetar a autoestima, bem como provocar consequências graves para a saúde bucal, como por exemplo:
- Sobrecarga dos dentes saudáveis causada pela mastigação em apenas um lado;
- Mudança na posição dos dentes;
- Dores;
- Dificuldades na articulação mandibular;
- Perda óssea;
- Digestão ruim.
Como é o procedimento do implante?
Na primeira fase do tratamento o implante dentário é inserido. O implante dentário é feito de titânio que é um material muito compatível com o organismo humano, desse modo, os casos de rejeição são muito raros, ficando entre 4% a 5% dos casos. O implante dentário servirá como a raiz do dente perdido.
Na segunda fase do tratamento será colocada a prótese dentária (dente artificial). Nesta fase será fixada a coroa sobre o implante dentário, e esta coroa será a parte superior do dente.
Qual é o material utilizado?
O material utilizado no implante dentário, o titânio, é muito utilizado na odontologia e medicina, tendo em vista que não sofre corrosão quando inserido no corpo humano e é extremamente resistente. Desse modo, este material tem baixa rejeição e cerca de 95% dos casos de implante dentário são bem-sucedidos.
Quais são as contra indicações
Há casos em que não é recomendável que o paciente realize o procedimento, como por exemplo:
- Quem faz tratamento como a quimioterapia e radioterapia;
- Quem faz tratamento da hepatite;
- Fumante;
- Grávida.
O uso de alguns medicamentos utilizados no tratamento de osteoporose, metástase óssea ou osteopenia podem representar uma contraindicação para o paciente ter um implante dentário.