O aparelho dentário fixo é o mais comum. Por ser fixo, movimenta os dentes através da aplicação de força, tendo em vista que com este aparelho, os dentes são puxados e com o movimento preciso e gradual vão ficando na posição correta. No aparelho dentário fixo há um arco que fica fixado aos bráquetes. As ligaduras conhecidas como borrachinhas prendem o arco aos bráquetes.
Como funciona o procedimento?
O dentista avaliará se o paciente precisa utilizar aparelho dentário para corrigir a posição dos dentes. Será solicitado algumas radiografias e o dentista tirará o molde da boca do paciente. Assim o dentista poderá avaliar o problema do paciente e estabelecer os pontos que precisam de ajustes.
Passo a passo do tratamento
- Alinhamento e nivelamento: os dentes serão colocados no alinhamento, sendo realizada as correções e posições anormais;
- Correções transversais: a conhecida mordida cruzada nesta etapa será corrigida;
- Correções sagitais: o dentista avaliará a arcada superior e inferior do paciente para verificar se está na posição correta ou se a arcada superior e inferior está em posições diferentes;
- Correções verticais: o dentista verificará o encaixe da mordida;
- Finalização: o dentista dá início ao posicionamento das raízes para aproximar da posição final dos dentes;
- Contenção: após a retirada do aparelho dentário fixo podem ocorrer alguma movimentação dos dentes, assim são colocadas contenções que podem ser fixas ou móveis.
Quais os tipos de aparelhos dentários?
- Aparelho convencional: possui bandas, fios e braquetes. O fio metálico é preso aos braquetes por pequenas borrachinha coloridas.
- Aparelho estético: colocação de um braquete transparente que pode ser de porcelana ou safira, com uma superfície mais lisa. Necessitam de borrachinha geralmente na cor transparente.
- Auto ligado: o braquete deste aparelho tem uma “tampa” que prende o fio ortodôntico, não necessitando assim de borrachinhas.
- Aparelho ortopédico: utilizado principalmente para pacientes em fase de crescimento. Auxiliam no direcionamento do crescimento ósseo, melhora a postura da língua, lábio e bochecha. Esse aparelho na maioria das vezes é removível, sendo necessário a colaboração do paciente para fazer uso do mesmo.
- Expansor palatino: aparelho colocado no céu da boca indicado para corrigir mordida cruzada.
Qual é o tempo de tratamento?
O tempo de uso do aparelho dentário varia de cada caso e somente o dentista poderá dar uma estimativa do tempo após uma avaliação. Mas o tempo médio é de 1 a 3 anos.
Quais os cuidados após a instalação do aparelho dentário?
O paciente precisa manter uma boa higiene bucal, através de escovação e uso de fio dental. O paciente precisa ter atenção na alimentação, cuidando para não comer alimentos muito duros ou pegajosos pois podem danificar o aparelho.
Quem pode colocar aparelho dentário?
Crianças, adolescentes e adultos podem colocar aparelho dentário. Não existe um limite de idade para usar aparelho ortodôntico.
No caso de gestantes, não há grandes contraindicações do uso do aparelho dentário. Mulheres grávidas somente precisam ter maior cuidado com a higienização, por conta que a taxa de hormônios varia muito e pode causar alguns problemas bucais.
Usar aparelho dentário dói?
O aparelho dentário móvel pode causar algum desconforto mínimo ao paciente durante o tratamento quando apertado.
O aparelho dentário fixo durante o tratamento precisa de uma manutenção e nesta o dentista irá trocar os arcos e apertá-los, o que podem ocasionar uma pequena dor ou algum desconforto por algumas horas e no máximo um dia. Quando é a primeira vez que um paciente coloca um aparelho dentário até que se acostume pode ocorrer que os braquetes machuquem as bochechas e a mucosa da parte interna da boca, mas isso pode ser resolvido com o uso da cera de proteção.
Contenções dentárias
Após a remoção do aparelho dentário, muitas vezes o paciente precisará utilizar uma contenção, que para a arcada superior costuma ser móvel e para a arcada inferior uma contenção fixa.
Alguns sinais de que você precisa usar aparelho dentário
Muitas pessoas optam colocar um aparelho dentário pela autoestima, pois muitos procuram um belo sorriso, mas também é utilizado pela saúde bucal e melhora da função mastigatória.
Conheça alguns sinais de que você precisa usar um aparelho dentário (aparelho ortodôntico):
- Dentes desalinhados;
- Dentes encavalados;
- Dentes afastados;
- Mordida profunda;
- Mordida aberta;
- Mordida cruzada;
- Mandíbula desalinhada;
- Não está satisfeito com a aparência do seu sorriso;
- Possui falta de confiança ao falar e sorrir.
Tenho dentes tortos há anos, por que devo usar aparelho dentário agora?
Os dentes podem ser corrigidos em qualquer idade, portanto nunca é tarde demais para iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico. Dentes saudáveis e corrigidos melhoram a autoestima e a saúde bucal em qualquer idade.
Quais são os benefícios?
Os benefícios do aparelho dentário (aparelho ortodôntico) são:
- Boa saúde bucal;
- Boa oclusão dental;
- Melhora na mastigação;
- Melhor higienização bucal;
- Fechamento de espaço entre os dentes;
- Abertura de espaço entre os dentes para a colocação de implante dentário;
- Melhora da autoestima;
- Um sorriso mais bonito.
Após o tratamento, é preciso usar um aparelho dentário móvel?
Após a remoção do aparelho dentário fixo, muitas vezes, o paciente precisará utilizar uma contenção, que para a arcada superior costuma ser móvel e para a arcada inferior uma contenção fixa.
O aparelho dentário pode escurecer ou amarelar os dentes?
O aparelho dentário não altera a cor dos dentes. O que pode ocasionar uma mudança na cor dos dentes é fumar, consumir alimentos e bebidas muito pigmentadas e higiene inadequada.